Unindo educação financeira e games como ferramenta de engajamento para clientes e colaboradores

Unindo educação financeira e games como ferramenta de engajamento para clientes e colaboradores

Unindo educação financeira e games como ferramenta de engajamento para clientes e colaboradores

Introdução

Tive a oportunidade de trabalhar no desenvolvimento de um aplicativo inovador para uma startup do mercado financeiro. A ideia por trás do aplicativo era unir educação financeira e gameficação, a fim de engajar colaboradores e clientes do setor em uma jornada de aprendizado e melhoria financeira. Mas, como todo projeto inovador, a ideia precisava ser lapidada e a identidade visual estava sendo construída. Neste estudo de caso, vou compartilhar como trabalhei para desenvolver este projeto impactante que atendesse às necessidades de nossos usuários e alcançasse nossos objetivos de negócio.

Minhas responsabilidades

Este foi um trabalho que fiz como freelancer, sendo assim, atuei sozinho como designer e fui responsável por todas as etapas do processo até a entrega final.

Principais atividades

Análise de

concorrentes

Análise de

concorrentes

Userflows

Userflows

Wireframes

Wireframes

Protótipos

Protótipos

Objetivo

Construir uma aplicativo web e mobile de educação financeira que tenha etapas de gamificação como estratégia de engajamento dos usuários.

Timeline

Análise de concorrentes

A etapa de análise de concorrentes foi fundamental para identificar as lacunas no mercado e entender como os concorrentes abordavam as mesmas necessidades dos usuários. Com base nessa análise, pudemos identificar as funcionalidades mais relevantes para os usuários e ser mais assertivos na seleção das funcionalidades que seriam incluídas no MVP.

Requisitos do MVP

Após um entendimento completo sobre quais realmente eram as oportunidades diante o mercado e quais funcionalidades seriam viáveis do ponto de vista de desenvolvimento e custo para a construção do MVP, foi criado um documento de requisitos para um completo alinhamento de expectativas do projeto.

Userflow

Antes de partir para o desenho de qualquer elemento de tela é imprescindível definir bem os caminhos por onde os usuários podem avançar e retornar dentro da aplicação. Uma parte importante do projeto foi a construção de todos os possíveis fluxos que o usuário poderia realizar dentro do sistema, dando maior visibilidade sobre todos os possíveis casos de uso e como nós poderíamos evitar possíveis erros e ajudar o usuário a ter uma navegação simplificada e uma experiência sem atritos.

Wireframes

Após toda estratégia de fluxo e funcionalidades definidas, foram realizados os wireframes de todas as telas necessárias para o projeto, tanto do app quanto da versão web.

Onboarding

Buscando um maior engajamento a partir do primeiro acesso de um usuário, montamos um fluxo de onboarding mostrando passo a passo como seria a dinâmica do app e as principais regras e elementos que fazem parte desse sistema.

Home e Listagem de cursos

O objetivo da home, além de apresentar as novidades de cursos e eventos oferecidos pela plataforma, tem como objetivo fornecer o resumo de informações importantes para o usuário, como por exemplo seus níveis de conhecimento e os últimos cursos consumidos.

Atividades gameficadas

Dentro de um curso, além de assistir as aulas em vídeo, o usuário tem em diversos momentos da jornada, atividades de memorização que ao serem concluídas fornecem premiações que podem posteriormente serem trocadas por benefícios dentro da plataforma.

Styleguide e Componentes

Após a aprovação de todas as telas, foi iniciado o trabalho de definição de tipografia, cores e criação dos componentes que fariam parte tanto do app mobile quanto web.

Cores

Tipografia

Ícones

Protótipo final

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